Diário: Ciúmes

Paulinho sempre me faz quinhentas perguntas por dia. Algumas sobre a língua inglesa. Muitas de cunho pessoal:

- Professora, você não bebe nem fuma, né?

Respondo que não fumo nem bebo e ele parece se dar por satisfeito. É uma pergunta de checagem mesmo, porque eu não devo ter cara de quem bebe e fuma. Pouco depois, ele me pergunta muito sério:

- Professora, o que a gente faz quando sente ciúmes?

Hesitei. Hesitei porque eu não sei o que é sentir ciúmes. Nem de nada nem de ninguém.Olhei para ele com carinho, tentando ler o que se passava em sua mente de 11 ou 12 anos:

- Olha, ciúmes não é um sentimento bom: ele faz você sofrer e também a pessoa de quem você sente ciúmes, que muitas vezes é a pessoa com quem você está. É um sentimento para você trabalhar aqui dentro - aponto para seu coração.

Paulinho não tem namorada, um dia terá. Se tratar a namorada com os mimos e agrados que ele me trata, ela será uma menina de sorte. Vai, provavelmente, escrever-lhe cartinhas carinhosas, do mesmo modo que me escreveu uma - em inglês. Paulinho quer ser militar, mas eu lhe disse que vai virar professor de inglês. Ele ri quando eu digo isso. Engraçado como ele me faz pensar na vida...

Comentários

Sirius disse…
É, o ciúme ainda é uma das mazelas das quais sofre o ser humano... sorte a de quem não tem, como você :)
Mas com o tempo isso desaparece da face da Terra, se todo mundo seguir o conselho que deu a Paulinho...
E bom, eu queria ser cientista quando tinha a idade dele. Virei professor e agora faço Gestão Ambiental. Será que ainda dá tempo? :P
Livia disse…
Que lindo!
Anônimo disse…
Quando estava no colégio todos diziam que eu faria Letras e seria professor...
Eu dizia que "não tinha nada a ver"... pois é, quem me viu, quem me vê... O único que não se conformou foi meu professor de Matemática... Esse sempre achou que eu seria engenheiro, mas talvez não me conhecesse bem o suficiente.

Paulinho ainda será um grande professor...

Ass. S. Holmes.

Postagens mais visitadas