Alice, em que buraco você se meteu?

* Contém spoilers!

Estava louca para ver Alice in Wonderland (2010) do Tim Burton. Em 3D, naturalmente. A maioria das críticas era positiva. Todavia, um amigo comentou que tinha lido duas críticas negativas: segundo uma delas, o filme era "frio" e a outra dizia que o filme mais parecia um "desfille de moda". Como sempre, decidi tirar minhas próprias conclusões.

Eu conheço alguns filmes de Tim Burton e confesso que fiquei um pouco desapontada, pois Alice fica devendo muito quando comparada aos demais filmes do diretor. Claro que há o fator Disney por trás, isto é, Tim Burton foi claramente podado, de modo que falta à Alice a atmosfera tão característica de seu trabalho. Por ser do Tim Burton, não seria algo para crianças, mas com a Disney envolvida, o filme acabou se restringindo à isso.

Alice é fria mesmo - não só a personagem, mas o filme também. Sua decisão no final do filme não me convenceu. Não há ousadia, paixão, vigor ou intensidade - a tal grandeza de Alice? Okay, as personagens de Tim Burton não costumam ser exatamente intensas, mas se penso em Edward, na Noiva Cadáver ou em qualquer outra personagem, percebo que falta em Alice uma certa essência. Podia ter sido um filme tão grandioso... e não foi. Ficou reduzido à mediocridade, a despeito dos efeitos especiais fantásticos e do muso de Tim Burton - meu querido Johnny Deep.

E a parte do "desfile de moda" é verdadeira. Chegou mesmo a me incomodar. No mínimo estão promovendo algum estilista, já que a quantidade de vestidos usados desnecessariamente não é normal. Ficou forçado - como outras coisas no filme - e previsível (pense na lagarta que vira borboleta: eu sabia que ela ia aparecer junto à Alice, no navio).

Pois é. Estou até agora esperando a tal "grandeza" de Alice.

Comentários

Sirius disse…
Já virou chavão - concordo em gênero, número e grau. Valeu um pouco a pena por ser 3d, mas mais por termos assistido juntos.
Cayo Candido disse…
O humor negro do Tim Burton e do próprio Lewis Carroll passou batido...

Postagens mais visitadas