Perigo perigo (choro mode on)

Mais uma invenção japonesa: o bebê-robô. De acordo com a Globo, tal nobre criatura tem como função incentivar os casais a terem filhos (já que a taxa de natalidade anda baixíssima), e, segundo a Record, treinar os pais de primeira viagem.

Quando vi a notícia na televisão, ela muito me lembrou dos tamagotchis, febre há alguns anos atrás. Pelo que sei, eles eram uma alternativa já que não havia espaço para que as crianças tivessem bichinhos de verdade. No caso do bebê-robô, brinca-se de boneca não porque não se pode ter bebês, mas porque não se quer tê-los?

Seja com a função de incentivo, seja com a de treino, acho que isso tem muito mais a ver com valores que não foram trabalhados em determinda época da vida dos parents-to-be. E tomara que seja "válido" e não vire um tamagotchi com o qual o casal possa brincar e deixar de lado quando se cansar.

Foto: AFP



Comentários

Ah, que o bebê-robô seja deixado de lado quando se cansar beleza. O problema é se as crianças de verdade forem deixadas de lado...

E, dúvida: o bebê-robô cresce?!

Outra dúvida: Ele adquire o Japonês como língua materna? Se sim, e se os pais falarem outra língua, o bebê será capaz de adquiri-la?

(acho que descobri a utilidade do estudo da Gramática Universal. #zueira )
Tatiana Machado disse…
Nuss, depois a gente tem medo que o planeta seja tomado por andróides... vai vendo se não somos nós mesmo plantando a sementes do nosso futuro...

Estou em choque com a informação. Lembro-me dos professores do cursinho: enquanto você dorme, tem sempre um japonês estudando. Ou terão robôs japoneses tomando nossos lugares no vestibular!

Fico a pensar: se é para criar robôs, porque não dos adolescentes que são muito mais complicados?! lol

Beijos
Bill_Gates disse…
Se os bebês-robôs crescerem, conforme perguntou o amigo Vinícius, vai ser o fim dos humanos de verdade... droga, vou começar a colocar anúncio nos classificados!

Alguém mais percebeu que inventamos tamagochis porque não temos espaço pra animaizinhos; bebês-robôs porque os "originais" vão dar trabalho; msns e skypes porque não temos espaço pra sair; casas de campo e de praia porque associamos as nossas próprias a trabalho e rotina; vídeo-games e mais vídeo-games porque não é seguro pras crianças saírem nas ruas...

... o que destrói o humano não é a modernidade - é a criatividade!
Ana Lu disse…
A tecnologia sempre surpreendendo. E substituindo filhos, animais de estimação. "Quando eu pensava que já tinha visto de tudo..." (Eu voltei com um blog novo!)
Ca disse…
Um bebê robo para incentivar? Ter uma criaturinha chorando durante a madrugada não parece um grande incentivo. Ainda mais se você lembrar que a original vem com adicionais como fralda suja e outras coisas fedidinhas... hehehehe
Sirius disse…
Esse aí dá pra dar reset - já pensou um japa tentando dar reset no filho asfixiado ou que morreu de fome porque ele ficou jogando Nintendo e esqueceu da vida?
Enfim, eu sou contra a tecnologia onde deve haver vida e não circuitos. NADA substitui a sensação de ser pai, e eu posso dizer isso mesmo que ainda não o seja.
Carlos, a criatividade não destrói o humano! hum!

Postagens mais visitadas