Post-scriptum, cartas e outras divagações


Post-scriptum é latim - começamos bem o post! - e significa "escrito depois", logo, que é  utilizado depois do encerramento de uma carta. Normalmente diz respeito a algo que foi esquecido ou a alguma coisa que mudou depois do término.

Fiquei pensando nesses dias como usamos essa expressão nos e-mails, o que é curioso, já que nos e-mails é possível retomar o corpo do texto, sem termos que reescrever tudo a mão novamente.

De qualquer modo, mesmo nos e-mails, pode ser bem chato ter que inserir a observação pertinente num texto já escrito e fechado. Porque às vezes, o P.S. pode ser simplesmente uma coisa que você não sabe como colocar no corpo do e-mail ou da carta.

Aí eu percebi como essa minha observação foi por água a baixo e como preciso me distrair com outras coisas, como filmes por exemplo. E felizmente "Diminuir dramaticamente a quantidade de P.S.s" não está na minha lista de resoluções para 2010...

... Será que estou ficando obcecada por elas? Ei! Por que escrevemos "obcecado" com "c" depois do "b", mas "obsessão" com "s" depois do "b"? Idéia para futura pesquisa lingüística? Ou só falta de noites bem dormidas? A propósito, e isto poderia muito bem ser um P.S., sou contra a Reforma Ortográfica e, apesar da meu papel, resisto bravamente. Por isso, aqui "lingüística" tem trema sim senhor!

[...]

Pausa Dramática

[...]

Vale ressaltar: no filme P.S. I love you, o post-scriptum não é usado para contar algo que mudou ou que a destinatária não sabia, mas é apenas um lembrete do que o remetente sentia por ela. De qualquer modo, ela já sabia.

***********

P.S. Não há nada como uma carta escrita a mão, a caligrafia quase suprime a prosódia daquele que nos escreve. Mas eu sou suspeita: sempre amei escrever cartas - e recebê-las também.

Comentários

Postagens mais visitadas